e-Notariado
O que é?
O e-Notariado é uma plataforma digital que permite a lavratura dos atos notariais de forma eletrônica, facilitando a realização do ato e valorizando o tempo do usuário do serviço que não precisará comparecer ao cartório pessoalmente.
Com o e-Notariado escritura, procurações, autenticações e reconhecimentos de firma poderão ser feitos de forma simples, eficiente e totalmente segura, com a realização de videoconferência para captação da vontade das partes e coleta de assinaturas digitais.
Como começar a utilizar o e-notariado?
Para utilização dos serviços da plataforma e-Notariado e para garantia da segurança do ato, será necessária a solicitação do certificado digital notarizado, emitido de forma totalmente gratuita.
A solicitação poderá ser feita pelo aplicativo e- Notariado ou pelo link ao lado. (CLIQUE AQUI.)
-
Preencha seus dados, tire sua foto e anexe um documento de identidade. Em seguida, clique em Continuar.
-
Na tela seguinte, selecione o Bairro “Jardim São Vicente” ou clique diretamente no “REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS E TABELIÃO DE NOTAS DO DISTRITO DE EUGÊNIO DE MELO – MUNICÍPIO E COMARCA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS” e clique em Enviar Solicitação.
-
Você receberá um e-mail de confirmação de sua solicitação e o Cartório Eugênio de Melo entrará em contato para agendar a videoconferência e expedir, gratuitamente, o seu certificado.
-
Viu? O procedimento é super fácil, célere e você nem precisará sair de casa!
Caso sua solicitação seja feita pelo app e-Notariado: 1) abra o app em seu celular e clique em Certificado Digital Notarizado; 2) clique em Solicitar Certificado; 3) informe todos os dados solicitados.
O que é o e-Not Assina?
O e-Not Assina é a plataforma para assinar digitalmente documentos e fazer o reconhecimento da assinatura eletrônica, sem necessidade de comparecimento ao cartório. Para utilizá-lo é necessário que o usuário já tenha o seu certificado digital notarizado.
Quer saber como utilizá-lo? Siga os passos abaixo:
-
Clique em Comece agora
-
Já tem certificado digital? Clique em “Já tenho certificado” para acessar o sistema. Não tem certificado digital? Clique em “Não tenho certificado” e preencha o formulário de solicitação, conforme indicado acima.
-
Para configurar o fluxo de documentos:
- Clique em “+ Novo Documento” e depois em “e-Not Assina”.
- Anexe seu documento em PDF.
- Adicione os participantes do fluxo: signatário (quem efetivamente assinará digitalmente o documento com seu Certificado Digital Notarizado e terá a assinatura eletrônica reconhecida pelo cartório); aprovador (apenas aprova o conteúdo do documento para que o próximo signatário possa assinar. Não é obrigatório); e observador (recebe notificações por e-mail a cada ação realizada no fluxo. Também não é obrigatório).
- Posicione as assinaturas no documento, conforme necessário.
- Defina a ordem em que cada participante deve assinar ou aprovar o documento, se necessário.
-
Efetue o pagamento pelo reconhecimento das assinaturas eletrônicas via PIX, cartão de crédito, débito ou boleto.
-
Após o pagamento, os participantes serão notificados por e-mail para assinarem digitalmente o documento.
-
Após todas as assinaturas, baixe o documento com as firmas reconhecidas.
Qual o valor da emissão do certificado digital notarizado?
A emissão do certificado digital notarizado é gratuita.
Qual o valor do reconhecimento de firma feito por meio do e-Not Assina?
Cada reconhecimento de assinatura digital nos documentos submetidos pelo e-Not Assina terá o custo do reconhecimento de firma por semelhança em documento com valor econômico. Para consultar o valor dos emolumentos vide tabela de custas e emolumentos do estado de São Paulo.
Demais informações sobre casos especiais podem ser obtidas diretamente no Cartório Eugênio de Melo através dos telefones (12) 3912-1680 e (12) 99724-2921, bem como pelo e-mail contato@cartorioeugeniodemelo.com.br ou pessoalmente no endereço Avenida Francisco Marcondes, 387, Bairro Jardim São Vicente - São José dos Campos, CEP: 12224-350.